terça-feira, 18 de novembro de 2008

Peixe-boi

Não, peixe não. Mamífero. Não, gordo não. Fofinho. Não, lezado não. Dócil. Pois é, estou aqui para esclarecer algumas coisinhas sobre estes imensos mamíferos aquáticos, que tem mais de elefante do que de baleia. Por exemplo: o feminino de peixe-boi não é peixe-vaca. Nem vaca-marinha. É peixe-mulher.
O peixe-boi e o elefante tem um ancestral em comum. Possivelmente, é o Moeritherium, que parecia uma anta dentuça, que vivia na África. Tinha hábitos semi-aquáticos, como hipopótamos. Assim, alguns de seus descendentes adaptaram-se para uma vida 100% aquática e deram origem ao peixe-boi; enquanto outros, adaptaram-se para uma vida terrestre, os elefantes.
Existem quatro espécies de peixe-boi:

Trichechus manatus: vive em água salgada, do litoral do Brasil até a Flórida.

Trichechus inunguis: vive em água doce, em rios e lagos da bacia do Amazonas e do Orinoco.

Trichechus senegalensis: vive no litoral e em estuários de rios no oeste da África.

Dugong dugon: o dugongo, um pouco diferente dos outros peixes-bois, tem rabo de golfinho; vive na costa leste da África e da Índia, e no litoral norte da Austrália e da Indonésia.

Os peixes-bois do mundo todo estão em perigo extinção, em maior ou menor grau dependendo da espécie. Tudo isso porquê, além de gordinhos, são dóceis, o quê facilita a caça predatória. A poluição é outro grave problema. E também embarções que não se preocupam com os animais, que possuem hélices grandes que cortam os peixes-bois.
Sabiam que uma espécie já foi extinta? Ela vivia no mar de Beringh, e foi extinta pela caça excessiva. O último morreu em 1768.
Por isso, seje bonzinho com o meio ambiente. Os bichos agradecem.
Por: Rodrigo V.i.P.
Obs.: eu e o Rodrigo Meester gostamos de peixe-boi

Um comentário:

Anônimo disse...

ah, eles também eram confundidos com sereias, :D

p.s.: eu estou usando o meu notebook *------*'